O Caminho das águas é em Alfredo Chaves: Então venha pra Matilde
Com proximidade de mais um verão, a procura por águas, aventura, diversão e lazer só aumentam. Para tanto as terras alfredenses são um dos melhores lugares para conhecer, se refrescar, curtir e descansar nesta primavera/verão.
Publicado em 22/09/2017 08:45 - Atualizado em 20/09/2017 14:56
Estação Ferroviária, um dos pontos históricos mais visitados do Espírito Santo.
Corredeira natural que desemboca no Túnel.
Cachoeira Engenheiro Reeve, em Matilde.
Corredeira natural que desemboca no Túnel.
Com proximidade de mais um verão, a procura por águas, aventura, diversão e lazer só aumentam. Para tanto as terras alfredenses são um dos melhores lugares para conhecer, se refrescar, curtir e descansar nesta primavera/verão.
Seguem aqui umas dicas pra você ficar por dentro e optar por um dos pontos turísticos do município. Então se organize na agenda e faça a sua melhor escolha.
Vamos começar pela bela cachoeira de Matilde. Considerada um dos pontos turísticos mais postados nas redes sociais, certamente é um dos destinos de pura beleza natural, repleto de bucolismo e aventura.
Com 70 metros de altura é também considerada a maior em queda livre do Estado. Assim sendo, se destaca por atrair principalmente os adeptos do trekking e do rapel.
Antes de descer, o turista encontra ainda o mirante e as escadarias de acesso, ambos construídos em 2010 pela Prefeitura de Alfredo Chaves e o Governo do Estado para dar mais segurança e comodidade aos turistas.
O nome Cachoeira Engenheiro Reeve, para fins de curiosidade, foi uma homenagem ao profissional inglês responsável pela construção da linha férrea que corta Matilde. Ele foi assaltado e morto com dois tiros de espingarda, quando trazia doze contos de réis para o pagamento dos operários.
As opções de lazer não param por aí. Matilde ainda conta com a Estação Ferroviária, um dos pontos históricos mais visitados do Espírito Santo. Foi inaugurada em 1910 e é considerada referência econômica, turística e cultural, pois no primeiro trem de passageiros que chegou a Estação, desembarcou ninguém menos do que o presidente da República da época, Nilo Peçanha. Foi uma forma que a presidência encontrou para homenagear este importante feito para o desenvolvimento econômico para País.
Ainda nacionalmente lembrado, Estação sediou em 1996, a gravação do curta-metragem “Flora”. A produção contou com a participação dos atores globais, Dalton Mello e Regina Braga. O lugar também foi restaurado pelo governo do Estado e tombado como Patrimônio histórico Cultural e hoje recebe visitantes do Brasil inteiro.
Ainda em Matilde, outra opção é o Túnel Encantado, que foi construído no início do século XX pelos espanhóis para desviar o fluxo da água do córrego formado pelo Rio Novo de Matilde que passava por cima da linha férrea.
Hoje o local virou ponto turístico e recebe aventureiros que vão a Matilde em busca de emoção e que tomam a descida do túnel como um desafio.E não há motivos para deixar de se aventurar no lugar. A descida pode levar cerca de 20 minutos, mas para que a experiência aconteça somente com muita adrenalina tome cuidado com os degraus, leve uma lanterna, use tênis e não esteja alcolizado.
Agora que você ficou esperto e irá seguir todas as dicas, agende uma data e venha pra Matilde curtir estes atrativos ecológicos, culturais e históricos e muito mais que a cidade disponibiliza para você.
por Luziane de Souza - Foto: Divulgação