Cultura e entretenimento marcam 7ª Semana de Cinema em Alfredo Chaves
Durante os quatro dias, 400 alunos entre crianças e adolescentes passaram pelo espaço, conforme organizadores.
Publicado em 12/11/2018 13:00 - Atualizado em 12/11/2018 13:37
As exibições que trataram sobre os temas transversais foram acompanhadas de roda de conversa com a colaboração da analista de comunicação da Câmara, Laiz Fidalgo.
O espaço da Câmara esteve cheio durante todos os dias.
O ponto alto da Semana de Cinema foram as oficinas de audiovisual.
No terceiro dia de exibições, a oficina foi realizada com alunos da Escola Família Agrícola de Alfredo Chaves.
Cultura e entretenimento marcaram a 7ª Semana de Cinema, realizada na semana passada em Alfredo Chaves, dos dias 05 a 08 de novembro .
Sediado no auditório da Câmara de Vereadores, o evento, realizado em parceria com o Cineclube Atiára e a Secretaria Municipal de Assistencia Social e Cidadania, contou com a participação de alunos da Escola Estadual, Camila Mota, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo e da Escola Família Agrícola.
Durante os quatro dias, 400 alunos entre crianças e adolescentes passaram pelo espaço, conforme organizadores. Este ano, a novidade foram as oficinas de audiovisual, coordenadas pelo publicitário, especialista em Televisão, Cinema, mestre em Comunicação e Cultura, documentarista, pesquisador em produção audiovisual, Philipe Fassarela.
Também como parte da programação, as crianças de 4 a 7 anos inscritas no programa Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo foram contempladas com o Festivalzinho Infantil que exibiu pequenos filmes voltados a natureza, cidadania, respeito ao próximo e autoestima.
“A linguagem audiovisual tem o poder de contribuir para as reflexões sobre questões sociais e culturais. E ainda proporcionarmos para os alunos uma iniciação sobre a história do cinema, noções de audiovisual e momentos de entretenimento para as pessoas que não têm oportunidades de frequentar as salas comerciais de cinema”, explicou a cineclubista e coordenadora do Projeto, Luziane de Souza.
Como produto final das oficinas de audiovisual, os alunos das escolas Mepes e Camila Motta já estão se reunindo para a escolha do tema que resultará em um documentário. No prazo de dez dias, o documentarista Fassarela retornará ao município para as gravações do filme.
Filmes exibidos durante a 7ª Semana de Cinema
A ilha: trata sobre a solidão das cidades grandes.
Espírito de Pássaro: retrata a natureza
O vendedor de fumaça: mostra a importância que as pessoas dão as aparências sem perceber as essências.
Pintinho, Picolé e Pipa: expõem temas sociais como alcoolismo, violência doméstica e trabalho infantil.
A Fábula da corrupção: evidencia os valores que estão cada vez mais ameaçados
Como a sociedade mata sua criatividade: descreve uma sociedade moderna que impõe um sistema ditado onde as capacidades criativas e naturais são desconsideradas.
Disque Quilombola: trata sobre as diferentes culturas e igualdade de vivências
A lenda de Mona: baseado no livro "A lenda de Mona", aborda a explicação mitológica das Areias Monazíticas, presente no nosso litoral. A narrativa traz o santo brasileiro José de Anchieta, como protagonista desta fascinante estória que envolve fé, história,mitologia e ciência.
Calango Lengo: Morte e Vida Sem ver Água: retrata a falta de água no nordeste e a esperança pela sobrevivência
Websérie documental - Viva sem Veneno: adverte sobre os agrotóxicos e o poder de destruição
por Secretaria de Comunicação Social