Alfredo Chaves avança na assistência a pessoas com Transtorno do Espectro Autista
Diversas ações estão sendo desenvolvidas para garantir atendimento especializado, apoio às famílias e a promoção de um ambiente mais inclusivo no município.
Publicado em 02/04/2025 13:32
No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado hoje (02), a Prefeitura de Alfredo Chaves reforça seu compromisso com a inclusão e a assistência às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Diversas ações estão sendo desenvolvidas para garantir atendimento especializado, apoio às famílias e a promoção de um ambiente mais inclusivo no município.
Entre as principais iniciativas está a implantação do Serviço Especializado em Reabilitação para Deficiência Intelectual e Transtornos do Espectro Autista (Serdia). Fruto de uma parceria entre a Prefeitura, o Governo do Estado e a Associação Pestalozzi, o serviço oferecerá um atendimento multiprofissional para pessoas com TEA e deficiência intelectual, proporcionando suporte adequado e acompanhamento especializado. De acordo com informações da Secretaria de Saúde, um projeto arquitetônico vem sendo providenciado para ser implantado o serviço na sede da Associação Pestalozzi nos próximos meses.
A Secretaria de Assistência Social também está empenhada em ampliar o suporte às famílias. Atualmente, está sendo realizado a viabilização de carteirinhas destinadas a crianças e adolescentes atendidos pela assistência social e que possuem TEA. O documento tem como objetivo garantir mais acessibilidade e a efetivação de direitos no município.
No campo educacional, a Secretaria de Educação segue investindo na inclusão por meio da Educação Especial. As escolas municipais contam com Atendimento Educacional Especializado, profissionais de apoio, Salas de Recursos Multifuncionais e diversas iniciativas para promover uma cultura inclusiva dentro do ambiente escolar. Essas medidas garantem que os alunos com TEA recebam a atenção necessária para seu desenvolvimento acadêmico e social. De acordo com a Secretaria de Educação, 204 crianças são atendidas, considerando TEA, TDAH, Dislexia, Deficiência Intelectual, Paralisia Cerebral, AHSD.
A Prefeitura de Alfredo Chaves reafirma seu compromisso com a inclusão e continua trabalhando para garantir que as pessoas com TEA e suas famílias tenham o suporte necessário para uma vida com mais qualidade e dignidade.
por Dirceu Cetto | Foto: Divulgação