Instituto Dinâmico contribui para construção de Teatro Municipal de Alfredo Chaves
Professora Francisca Mota, fundadora e gestora da entidade, realizou a entrega da documentação do projeto arquitetônico, custeado com recursos do Dinâmico, ao Prefeito Municipal, Fernando Videira Lafayette.
Publicado em 13/06/2023 12:51 - Atualizado em 13/06/2023 13:29
Entrega da documentação do projeto arquitetônico
Prospecto do Teatro Municipal de Alfredo Chaves
Hoje, 13/06, a professora Francisca Mota, fundadora e gestora da entidade, realizou a entrega da documentação do projeto arquitetônico, custeado com recursos do Dinâmico, ao Prefeito Municipal, Fernando Videira Lafayette.
De acordo com a professora Dra. Francisca Mota, a história de amor do Instituto Dinâmico com as artes cênicas contribui, ativamente, com o processo de construção do Teatro Municipal de Alfredo Chaves.
O recurso destinado às contratações dos serviços de arquitetura e engenharia foi arrecadado por meio do Dinâmico Produções, nas últimas Mostras Teatrais apresentadas no Casarão Togneri. “Há tempo buscamos um espaço adequado para apresentações culturais no município e queremos realizar esse sonho em parceria com a Administração Pública”, declara Mota.
Os serviços e peças gráficas referentes ao Projeto Básico de Arquitetura para construção do Teatro Municipal foram desenvolvidos pelos Engenheiros Geraldo Brunoro e Cristiano Costa. O Instituto Dinâmico investiu R$ 43 mil no desenvolvimento dos projetos de engenharia e arquitetura, que foram doados à Prefeitura de Alfredo Chaves sem custo à Administração, que dará continuidade ao processo de construção do Teatro junto com a Secretaria de Cultura do Estado.
A conquista da parceria com o Governo do Estado do Espírito Santo também teve atuação do Instituto Dinâmico. Em 2021, a professora Francisca, junto ao Secretário de Turismo e Cultura de Alfredo Chaves, Ricardo Silva, e representantes do Conselho Municipal de Cultura, dialogou sobre a construção do Teatro Municipal com o Secretário de Cultura do Estado, Fabrício Noronha, que sinalizou de forma positiva a instituição desse espaço cultural no município, sendo necessária a elaboração de um projeto arquitetônico para dar início ao processo.
Além dos projetos arquitetônicos e do contato com a Secretaria de Cultura do Estado, para viabilizar a construção do Teatro Municipal, o Instituto Dinâmico também cedeu, à Prefeitura Municipal, a doação de terreno que receberia da Família Cavalini, no bairro Villaggio Monte Verde, na sede de Alfredo Chaves, para construção do espaço cultural. Agora, todo processo para realização do sonho do Teatro Municipal de Alfredo Chaves está a cargo da Prefeitura Municipal, que conta com a parceria da Secretaria de Cultura do Estado.
“O Teatro Municipal é um sonho de anos que compartilhei com os alunos, os pais e os comerciantes de Alfredo Chaves. Uma realização que visa garantir um espaço de cultura e lazer à sociedade alfredense, que vai gerar turismo e economia ao nosso município. Essa conquista foi possível devido à nossa união e por acreditarmos que a cultura é essencial na formação integral do cidadão”, ressalta a professora Francisca.
por Texto Francisca Mota