Maleta viajante: projeto incentiva a leitura na Escola Ana Araújo
A iniciativa envolve as duas turmas do 2º ano matutino e as turmas de 1º a 4º anos vespertinas.
Publicado em 21/03/2017 12:35 - Atualizado em 21/03/2017 12:52
As maletas viajantes contém um livro e um caderninho cada uma para os resumos dos alunos.
O incentivo a leitura e da produção de texto, juntos, criaram o projeto Maleta Viajante, na Escola Municipal Ana Araújo. A atividade começou a ser colocada em prática no mês de março deste ano, quando a bibliotecária da escola, Antônia Marta Coelho, colocou seus dotes artísticos em prática. Ela fabricou seis belas maletas, que vem recheadas com um livro e um caderninho caprichado para os resumos.
Conforme Antônia, a iniciativa envolve as duas turmas do 2º ano matutino e as turmas de 1º a 4º anos vespertinas. Toda a semana a professora responsável por cada turma leva os alunos até a biblioteca, onde é realizado um sorteio de quem levará para casa a maleta.
Logo após, as turmas maiores devem fazer um resumo sobre a história. “Ao retornar para a escola, os alunos do 4º ano escrevem um texto no caderninho resumindo os detalhes da historinha. Já as outras turmas só falam para a professora como foi a compreensão”, informou Antônia.
A diretora da Escola, Claudia Vieira, ressalta a importância de dar ênfase ao hábito da leitura. “Utilizaremos este instrumento para complementar o nosso trabalho pedagógico. Porque fomentar a literatura infantil é incentivar a formação do costume pela leitura na idade em que todos os hábitos estão se formando.”, conclui.
--

por Clovis Rangel Foto: Clovis Rangel