Rede municipal de Alfredo Chaves inicia ano letivo, nesta quarta, 4 de fevereiro
Entre as novidades do ano letivo está a introdução da disciplina de Língua Inglesa para alunos da Educação Infantil, reforma de unidades, instalação de ar condicionado nas escola Ana Araújo e Sagrada Família, além de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Publicado em 03/02/2026 07:00 - Atualizado em 30/01/2026 11:04
A rede municipal de ensino de Alfredo Chaves inicia o ano letivo de 2026 no próximo dia 4 de fevereiro, recebendo aproximadamente 1.950 estudantes em 21 unidades escolares distribuídas entre Educação Infantil e Ensino Fundamental. Entre as novidades do ano letivo está a introdução da disciplina de Língua Inglesa para alunos da Educação Infantil (Grupos 4 e 5) e para os anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano).
Neste ano, estarão em funcionamento 10 escolas de Educação Infantil, 7 escolas de Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e 4 unidades multisseriadas, que atendem alunos do 1º ao 5º ano, garantindo o acesso à educação em diversas comunidades do município.
Segundo o prefeito Hugo Luiz, o retorno das aulas marca mais um ciclo de investimentos e avanços na educação municipal. “Estamos iniciando mais um ano letivo com escolas preparadas, transporte organizado e alimentação garantida, além de novos investimentos em infraestrutura, tecnologia e qualidade do ensino. Educação é prioridade e seguimos trabalhando para oferecer cada vez mais oportunidades aos nossos estudantes”, destacou o prefeito.
Novidades para 2026
Entre as novidades do ano letivo está a introdução da disciplina de Língua Inglesa para alunos da Educação Infantil (Grupos 4 e 5) e para os anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano).
Outra novidade é a criação de turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com atendimento na Sede do município e também na comunidade de Matilde, ampliando as oportunidades de retomada dos estudos.
Também terá início, ainda em fevereiro, o Programa de Xadrez nas escolas, acompanhado de formação para professores e realização de torneios dentro e fora do município, com apoio de parceiros locais.
Investimentos e melhorias nas escolas
A Secretaria Municipal de Educação também prevê uma série de investimentos em infraestrutura e equipamentos, entre eles: reforma e ampliação da EMEF Sagrada Família e da EMEF Crubixá; reforma da EMUEF Vila Nova de Maravilha; ampliação da EMEI Pequerruchos e Instalação de ar condicionado nas escolas Ana Araújo e Sagrada Família. Também está previsto aquisição de novos mobiliários, equipamentos tecnológicos e sistemas de videomonitoramento.
A secretária municipal de Educação, Sônia Francisco Klein, destaca que toda a rede foi preparada para receber os alunos com segurança e qualidade. “Nossas equipes trabalharam para garantir um retorno tranquilo, com transporte escolar organizado, alimentação preparada com acompanhamento nutricional e profissionais em formação para melhor atender nossos estudantes. Seguimos investindo na qualidade do ensino e no fortalecimento da aprendizagem”, afirmou.
Formação dos profissionais
Antes do retorno dos alunos, professores e profissionais da educação participam da Jornada Pedagógica, nos dias 2 e 3 de fevereiro, promovendo planejamento e alinhamento das ações pedagógicas para o ano letivo.
Além disso, a rede inicia em 2026 a implementação do pensamento computacional de forma interdisciplinar, com formação dos professores e integração ao planejamento pedagógico.
Transporte e alimentação garantidos
O transporte escolar já está organizado para atender todos os estudantes da rede municipal, e as unidades escolares terão as despensas abastecidas para garantir a alimentação escolar desde o primeiro dia de aula, mantendo o padrão nutricional já adotado nos anos anteriores.
por Dirceu Cetto | Foto: Arquivo PMAC