Vacinação contra gripe disponível na ESF do Cajá
Idosos, crianças com mais de 6 meses e menos de 6 anos de idade e gestantes já podem procurar a ESF do Cajá, no horário das 7h30 às 16h.
Publicado em 02/04/2025 09:36 - Atualizado em 02/04/2025 09:43
A Prefeitura de Alfredo Chaves iniciou a vacinação contra influenza (gripe) para idosos com 60 anos ou mais, crianças com mais de 6 meses e menos de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias) e gestantes. A vacina fará parte do Calendário Anual de Vacinação para esse público, que poderá receber o imunizante a qualquer momento, basta procurar a ESF do Cajá, no horário das 7h30 às 16h.
Porém, a Campanha Nacional contra Influenza acontece de 7 de abril a 10 de maio para atender outros públicos prioritários, de acordo com informações do setor de imunização da Secretaria Municipal de Saúde. Durante esse período serão imunizados de acordo com o cronograma do Ministério da Saúde. A imunização será realizada de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h00, na ESF do Cajá e no interior, conforme um cronograma de atendimento das equipes. Para se vacinar, é necessário o cartão de vacina e CPF ou cartão do SUS.
“É muito importante que o maior número de pessoas que fazem parte do público-alvo tome a vacina. A imunização evita complicações e reduz o número de internações”, destaca a referência técnica no município, Carla Vieira Mognhol.
Sobre a doença – A Influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. É caracterizada pelo início abrupto dos sintomas, que incluem febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, além de tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura uma semana, sendo a febre um dos sintomas mais importantes.
O vírus Influenza é transmitido facilmente por aerossóis produzidos por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar. Existem três tipos de vírus Influenza: A, B e C. O Influenza C causa apenas infecções respiratórias brandas, sem impacto na saúde pública e sem relação com epidemias. Já os vírus Influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o Influenza A associado às grandes pandemias.
Durante a campanha Nacional de Imunização (07 de abril a 10 de maio), quem faz parte do grupo prioritário? Confira a lista a seguir:
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
Crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos;
Trabalhadores da Saúde;
Gestantes;
Puérperas;
Professores dos ensinos básico e superior;
Povos indígenas;
Idosos com 60 anos ou mais;
Pessoas em situação de rua;
Profissionais das forças de segurança e de salvamento;
Profissionais das Forças Armadas;
Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);
Pessoas com deficiência permanente;
Caminhoneiros;
Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);
Trabalhadores portuários;
Funcionários do sistema de privação de liberdade;
População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).
Trabalhadores dos Correios
por Dirceu Cetto | Divulgação