Verão: opções de lazer e aventura não faltam em Alfredo Chaves
São inúmeras atrações que vão desde belas cachoeiras, pontos turísticos, históricos, pousadas e esportes radicais, sempre passando por um bom vinho e pela típica culinária herdada dos antepassados.
Publicado em 06/02/2019 13:14

Lindas cachoeiras como a de Matilde.
Opções de esportes de aventura como por exemplo, fazer um voo sobre a cidade.
Pontos turísticos na zona rural e na sede como a Pedra do Gururu.
Comida feita no fogão a lenha.
Diversas pousadas com pacotes especiais para todos os gostos.
O tempo de calor e das águas chegou. Estamos falando do verão e é nesta época que o turismo rural se torna uma das opções cada vez mais presentes.
É nesta época que muitas pessoas se deslocam do litoral para desfrutar um pouco das opções de lazer, de aventura e da cultura das regiões montanhosas capixabas. Em Alfredo Chaves não poderia ser diferente, ainda mais com tantas opções de lazer para toda família.
São inúmeras atrações que vão desde belas cachoeiras, pontos turísticos, históricos, pousadas e esportes radicais, sempre passando por um bom vinho e pela típica culinária herdada dos antepassados. Há pacotes especiais em todos os empreendimentos, ao gosto de cada visitante.
O município integra a Rota da Costa e da Imigração e possui três roteiros turísticos: Vale da Aventura, Caminho das Águas e Sete Maravilhas, que aliado ao clima agradável, as exuberantes paisagens, ao povo acolhedor e às comidas típicas, proporciona aos visitantes, uma inesquecível estadia pela terra da banana e do leite.
Outros atrativos turísticos do município:
Rampa de voo livre: A rampa natural de voo livre fica na comunidade de Cachoeira Alta, localizada 5 km da cidade. É muito procurada por ser propícia à prática de saltos de asa-delta e de parapente.
Matilde: o distrito fica distante 18 km da sede e lá o visitante pode conferir um pouco da história local na Estação Ferroviária. e seguindo os trilhos, é possível conhecer o ‘Túnel Encantado’ – uma antiga construção que serve de passagem de água, edificada para amortecer o fluxo das águas do rio Novo de Matilde que passa por baixo da ferrovia. Outra atração no local é a cachoeira Engenheiro Reeve. Dona da maior em queda livre do Estado (70 metros), atrai turistas de todo o país. O acesso é fácil, devido a construção de uma passarela com mirante.
Carolina: a dica e banhar-se nas cachoeiras Daróz e Pinón, além de poder visitar o Parque Municipal Iracema, onde há diversas trilhas que possibilitam ver a riqueza da fauna e da flora, além das famosas cachoeiras Iracema e Iraceminha.
São Roque de Maravilha: a cachoeira Maravilha é uma das atrações desta comunidade.
Ibitirui: O distrito compõe um roteiro com as cachoeiras Vovó Lúcia, Neuza e Santa Maria
São João de Crubixá: já neste distrito o turista encontra a Cachoeira do Quintino, corredeira do Paganini.
Ainda existem no município as cachoeiras Piripitinga (São Francisco de Batatal), Tororoma (Cachoeira Alta), Darci Nalesso (Aparecida) e Menegussi (Vila Nova de Maravilha).
Pedra do Gururu: está localizada na sede a cerca de 3 km e com altitude de 450 metros acima do nível do mar. No seu topo há um cruzeiro onde são feitas caminhadas todos os anos com celebrações religiosas. A trilha de subida a pé tem duração média de 1h30 às 2h. O local oferece a possibilidade de caminhadas ecológicas, escaladas, montanhismo e vôos livre de asa delta e de parapente, apesar de não possuir rampa oficial.
Para todas as localidades há acesso pelas BR 101 e 262 e os trajetos são sinalizados. Em praticamente todos os locais há serviços de restaurantes, lanchonetes e pousadas.
Para mais informações sobre endereços e contatos de pousadas basta acessar site: http://turismo.alfredochaves.es.gov.br.

por Luziane de de Souza foto: Arquivo Secom