Visita às propriedades para eleger a melhor uva em Alfredo Chaves
A visita técnica já é a preparação para a 50ª Festa da Uva e do Vinho que acontece nos dias 08 e 09 de fevereiro em São Bento de Urânia, interior do município. Esse trabalho é realizado todos os anos para avaliação dos parreirais inscritos no concurso de uva que é promovido durante a festa.
Publicado em 16/01/2014 10:27 - Atualizado em 16/01/2014 14:32
Severino Buzato está otimista com a colheita.
Uva complemente a renda de cerca de 25 famílias no distrito.
Equipe técnica visitou as propriedades cadastradas.
A visita técnica, realizada durante esta semana nas propriedades de uva de São Bento de Urânia, interior de Alfredo Chaves, já é a preparação para a 50ª Festa da Uva e do Vinho que acontece nos dias 08 e 09 na comunidade. Esse trabalho é realizado todos os anos para avaliação dos parreirais inscritos no concurso de uva que é promovido durante a festa.
Técnicos da Secretaria de Agricultura e do Incaper, além deprodutores rurais convidados especialmente para a análise,visitaram 10 produtores de uvana região. Eles observaram,principalmente,a condução da lavoura no que se refere a tipos de poda, analise de solo, condução do parreiral, qualidades de uvas e o teor de açúcar dos frutos.
O primeiro produtor visitado foiSeverino Buzato,que cultiva uvas,com apoio dafamília,hámais de trinta anos.Buzato é pioneiro como viticultorem São Bento de Urânia. Ele possuicerca de 200 pés de uva nas variedades Niágara rosada e violeta e pretende colher cerca de doismil quilos do frutoeste ano. Na propriedade eles vendem, além dauva,vinho, suco e geléias. Os produtos são comercializados para os turistas que visitam a região.
Do sitio do senhorSeverino,a equipe seguiu para a propriedade de Izair Simoni,um dos maiores produtores de uva da região.Ele cultiva mais de 2,5 milpés da fruta. A pretensão é colher nesta safra em torno de 12 mil quilos do produto. O viticultor segue todos os padrões recomendados por técnicos do Incaper e da Secretaria de Agricultara. Ele vai ser um dos produtores que estará comercializando uvas durante afesta. Ivair e suafamília também produzemvinhos e sucos.
Para o secretário de agricultura, Antônio Carlos Petri,esses números provam que depois de muita luta a uva vem sendo uma alternativa de renda para os agricultores da região. “Eles estão conseguindo com a fruticultura aumentar a renda familiar e garantir mais qualidade de vida”, disse.
Produção
A produção de uva vem crescendo em Alfredo Chaves. Atualmente cerca de 30 famílias cultivam a fruta, em diversas regiões do município. Mais de 100 toneladas de uva são produzidas anualmente. A maioria é cultivada no distrito de São Bento de Urânia, cerca de 60 toneladas.
De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o distrito de São Bento de Urânia é responsável pela maior parte da produção da fruta no município. As espécies mais cultivadas são Isabel, Niágara, violeta e bordô. A fabricação de vinho artesanal gira em torno de 12 mil garrafas por ano.
Festa
A programação da Festa da Uva e do Vinho inclui concurso para escolher o melhor vinho, comercialização da fruta, desfile para escolha da rainha da festa, apresentações culturais e shows musicais. A expectativa é vender mais de cinco toneladas de uva durante o fim de semana festivo.
A comunidade de São Bento de Urânia fica a 45 km da sede e é um dos maiores produtores de uva do município.
Dirceu Cetto e Jorge Fiorin
Secretaria de Comunicação Social
Tel.: (27) 3269-2724 / 98892-6411
secompmac@gmail.com
por Dirceu Cetto e Jorge Fiorin