Viveiro Municipal: 90 mil mudas a disposição do produtor
As mudas produzidas são destinadas a recuperação de áreas verdes, composição de rios e nascentes, parques naturais, jardins e praças d o município.
Publicado em 02/04/2018 13:13 - Atualizado em 02/04/2018 14:55
O agricultor que possui bloco do produtor rural ativo tem direto ao subsídio agrícola.
O Programa do Cacau já distribuiu 10 mil mudas da fruta.
As palmáceas e as plantas ornamentais tem grande procura.
Localizado na Fazenda Experimental Incaper, o Viveiro Municipal de Alfredo Chaves tem sido um espaço de grande importância para o plantio e distribuição de árvores nativas, frutíferas e ornamentais. As mudas produzidas são destinadas a recuperação de áreas verdes, composição de rios e nascentes, parques naturais, jardins e praças do município.
Outra ação importante é a venda de mudas com descontos consideráveis, através do subsídio agrícola, com prioridade para o agricultor que possui o bloco do produtor rural ativo. Para o fomento do Viveiro Municipal, a administração municipal conta ainda com a parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Agricultura e Fazenda Experimental do Incaper garantida por meio de assistência técnica, capacitações, projetos de qualificação agrícola e fornecimento de material genético.
Um dos exemplos é o Programa do Cacau que neste ano ofereceu capacitação e já distribuiu 10 mil mudas da fruta para um grupo de produtores interessados. A previsão é comercializar mais 4 mil unidades até o segundo semestre.
Para o fomento do café, somente nos três primeiros meses de 2018, foram distribuídas cerca de 30 mil mudas. Já para a promoção da bananicultura, foram ofertadas já neste primeiro trimestre, 2.800 mudas da banana Vitória. Conforme informações da Secretaria Municipal de Agricultura, para o segundo semestre a previsão é de atingir o montante de 50 mil mudas.
“O trabalho de produção de mudas e cultivo desenvolvido aqui é muito sério. Por isso que contamos com uma equipe de profissionais que fazem o acompanhamento com responsabilidade desde a semeação e plantio até a fase de distribuição. Isso é determinante para desenvolvimento saudável da muda. Quem recebe as mudas também assume responsabilidades pelo manejo adequado da planta”, explicou o secretário da pasta, Leandro Sartori.
De acordo com o chefe do Setor de Educação Ambiental, Itagiba Mattos, hoje o espaço do Viveiro Municipal conta com 90 mil mudas a disposição do produtor e dos trabalhos de arborização e jardinagem da gestão municipal. Segunfo ele, são 46 tipos de frutíferas, 28 espécies de árvores nativas, 11 variedades de palmáceas e 42 qualidades de plantas ornamentais.
O Viveiro Municipal está aberto das 7h às 16h, de segunda a sexta. O telefone de contato é o da Secretaria de Agricultura 3269-2717.
por Luziane de de Souza - Foto: Luziane de Souza