O acesso a informações públicas é direito fundamental de todo cidadão, estabelecido pela Lei Federal 12.527, sancionada em 18 de novembro de 2011. Com a Lei, ficou instituído que, desde o dia 16 de maio de 2012, qualquer cidadão pode solicitar informações às administrações e empresas, órgãos e entidades do Governo. Para possibilitar à Prefeitura Municipal cumprir o que determina a legislação e viabilizar o acesso dos cidadãos às informações, dando mais transparência aos trâmites da administração pública, foi implantado o módulo e-SIC - Sistema Eletrônico de Serviço de Informações ao Cidadão - no site da administração.
Com o SIC, qualquer pessoa - física ou jurídica - poderá, de forma simples, solicitar informações e acompanhar a tramitação do pedido junto à unidade em que a informação foi solicitada. Neste cadastro de pedido de informação, o cidadão especifica qual unidade precisa contatar, informa como quer receber a resposta à sua solicitação, insere uma descrição ao seu pedido e ainda tem a possibilidade de anexar um documento, em formato PDF, de até 3MB. O sistema registra o pedido e, automaticamente, envia por e-mail o protocolo para acompanhamento da requisição.
O órgão ou entidade pública deverá autorizar ou conceder o acesso imediato à informação disponível no prazo não superior a 20 (vinte) dias, que poderá ser prorrogado por mais 10 (dez) dias, mediante justificativa expressa, da qual será cientificado o requerente
Além de poder fazer o pedido de informação e escolher a forma de resposta, o cidadão poderá acompanhar, com o número do protocolo, a tramitação do processo e o prazo de resposta; entrar com recurso, caso a resposta não seja satisfatória; consultar as respostas recebidas; e ter acesso aos gráficos e relatórios estatísticos de todos os pedidos de informação realizados. Tudo isso no próprio site.
Nesta página estão todos os recursos e ferramentas que possibilitam a solicitação de informações e as instruções de como utilizar o serviço. Além disso, relatórios e gráficos, apresentando as estatísticas dos pedidos de informação, estão disponibilizados nesta página, agrupando todos os serviços necessários para o atendimento à Lei de Acesso à Informação em um só local. Caso necessário, entre em contato conosco. Estamos à disposição para mais esclarecimentos sobre a utilização do e-SIC.
Importante: Seus dados e identidade são preservados conforme dispõe a Lei 13.709/2018 e Decreto Municipal nº 1865/2023
RELATÓRIO DE PEDIDOS DE INFORMAÇÃO RECEBIDOS COM BASE NA LEI DE ACESSO A INFORMAÇÃO (LAI) - Período: 01/01/2022 à 31/12/2022
RELATÓRIO DE PEDIDOS DE INFORMAÇÃO RECEBIDOS COM BASE NA LEI DE ACESSO A INFORMAÇÃO (LAI) - Período: 01/01/2023 à 31/12/2023
DECLARAÇÃO DE INFORMAÇÕES CLASSIFICADAS E DESCLASSIFICADAS
Clique no link abaixo para visualizar o FAQ.
Clique aqui para acessar o FAQ
Clique no link abaixo para visualizar a Guia de Serviços.
Acesse a Guia de Serviços AQUI